sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Água Potavel na sua casa.




Você bebe água da torneira? Será que ela é potável? O Mais Você foi investigar o caminho que ela faz até chegar à sua casa e viu que a maioria das pessoas ainda prefere o filtro de barro tradicional ou a garrafa de água mineral.


João Alfredo Medeiros, pesquisador da UFRJ, disse que não é adepto da água da torneira. “Em alguns bairros a água pode ser contaminada na tubulação.Por isso não é seguro bebê-la, apesar de ela sair limpa das estações de tratamento”, explicou.


Fomos ver também se a água da casa da consumidora Maria Júlia, de São Paulo, estava apta para o consumo. Segundo a Companhia de Saneamento Básico de São Paulo, as amostras recolhidas na torneira são potáveis. No entanto a companhia fez um alerta: isso só é possível porque a caixa d’ água dela é limpa a cada seis meses.


E segundo o IBGE, uma em cada cinco casas brasileiras não tem água encanada. São 12 milhões de domicílios com água vinda do poço, bica ou carros-pipa. Em Fortaleza, no Ceará, muita gente ainda vive sem rede de abastecimento. O engenheiro sanitarista Manuel Sales diz que, com uma colher de sobremesa de água sanitária para quatro litros de água, é possível purificá-la. “É muito arriscado para a saúde beber a água sem que haja qualquer tipo de tratamento”, ressaltou.


Enquanto no Brasil muitas pessoas preferem comprar a água que consomem, em Nova York, nos Estados Unidos, a água que sai da torneira de cerca de 9 milhões de habitantes pode ser bebida sem passar por nenhuma estação de tratamento.


==========================



Confira o resultado da análise feita na casa da Maria Julia:


Prezada Sra.,

Informamos que toda a água fornecida pela Sabesp atende aos padrões de Potabilidade exigidos pela Portaria 518/04 do Ministério da Saúde. As amostras de água coletadas no cavalete e na caixa d’água da Rua Bernardo de Vasconcelos, 38, também confirmam a qualidade da água fornecida, ou seja, ambas são potáveis. No caso da amostra da caixa d’água, é importante ressaltar que é preciso manter o reservatório sempre limpo para que seja preservada a qualidade da água.

Além dos ensaios abaixo, realizados nas amostras coletadas no dia 16/09/2010, outros 60 parâmetros foram realizados no dia 28/07/2010 na água de saída da estação de tratamento que abastece a região. Todos estão dentro dos valores permitidos pela legislação.

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos de 368 municípios do Estado de São Paulo.
A água distribuída pela Sabesp aos consumidores recebe o tratamento adequado e o controle de qualidade necessário para mantê-la sempre dentro dos padrões sanitários exigidos pela Portaria 518/04, do Ministério da Saúde.
Colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos necessários.


Atenciosamente,
Quim. Márcia Moribe
Supervisora do Laboratório de Orgânica e Inorgânica

De acordo,

Quim. André Luis Góis Rodrigues
Gerente de Departamento de Controle da Qualidade
dos Produtos Água e Esgoto
Mais Você

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails